sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Importância das Tecnologias de Informação e comunicação (T.I.C) nas aulas de Educação Física



A preocupação em torno da integração das novas tecnologias na realidade educativa tem sido cada vez maior, os professores utilizam hoje as TIC como metodologia de ensino em todas as disciplinas.
Na disciplina de Educação Física a utilização das novas tecnologias é um factor preponderante no sucesso ensino – aprendizagem.

Importância das TIC na aprendizagem dos alunos:
·         Aceder, seleccionar e interpretar informações;
·         Reconhecer padrões, modelos e comportamentos;
·         Rever e alterar um trabalho para melhorar a qualidade;
·         Comunicar com os colegas e professores, trocando informações;
·         Observar e analisar habilidades técnicas e tácticas para melhorar o seu desempenho nas aulas;
·         Analisar e interpretar dados;
·         Aceder a fontes de informação para melhorar o seu conhecimento;
·         Ganhar confiança e independência na elaboração dos trabalhos;

Importância das TIC no ensino dos professores:
ü  Aceder, seleccionar e interpretar informações;
ü  Acessibilidade – “trazer o mundo para a sala de aula”;
ü  Melhorar as metodologias e estratégias de ensino;
ü  Motivar os alunos no processo de ensino, trazendo para a sala de aula exemplos e demonstrações do seu interesse;
ü  Registar dados e informações dos alunos;
Com base no exposto, considera-se ainda importante referir algumas das Tecnologias utilizadas no âmbito das aulas de Educação Física, as quais vieram, de alguma forma, substituir as metodologias de ensino tradicional:
Computador – tratamento automático de informações ou processamento de dados;
Internet – Uma rede global que fornece a capacidade de se comunicar, compartilhar ideias e informações de acesso e recursos de todo o mundo.
CD ROM – A informação é apresentada sob a forma de texto, som e vídeo em movimento;
Máquina fotográfica digital - As fotos tiradas são armazenadas e editadas no computador.
Camara de filmar – As sequências de vídeo ou imagens são armazenadas ou editadas no computador;
Software de apresentação – Como por exemplo o Microsoft;
Cardiofrequencimetro – transmite o batimento cardíaco para o monitor do relógio de pulso.
Para finalizar, gostaria de salientar que para obter resultados satisfatórios na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem, é necessário ter clareza das intenções e objectivos pedagógicos, conhecendo as novas formas de aprender e de ensinar, bem como de produzir, comunicar e representar o conhecimento, possibilitado por esses recursos.

Em suma, as TIC na educação possibilitam uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e, um melhor ensino dos professores quando se recorre por exemplo ao computador, internet ou quadros interactivos.
Fontes:



Breve Reflexão

As Tecnologias ao serviço da Educação Física. Será este o Futuro da “nossa” disciplina?



Sem comentários:

Enviar um comentário