Ao longo destes últimos três anos, foi implementado um programa de exercício físico orientado, tendo com publico alvo, pessoas do concelho de Fronteira, com idade superior a 50 anos. O referido programa tem como princiapis objectivos, a melhoria da qualidade dos serviços prestados à pessoa idosa; a reeducação dos seus estilos e hábitos de vida; assim como ao aumento da sua sociabilidade.
Com base no exposto, pretende-se combater a solidão e estados depressivos característicos destes escalões etários, de forma a promover um envelhecimento activo saudável.
Com base no exposto, pretende-se combater a solidão e estados depressivos característicos destes escalões etários, de forma a promover um envelhecimento activo saudável.
Áreas de Intervenção
Sócio-cultural - Engloba a organização de festas populares, convívios, caminhadas, passeios, etc…. Esta vertente tem como objectivos, permitir a manutenção e/ou melhoramento do potencial cognitivo actual, facultando ao participante o contacto com situações perante as quais deverá ter uma atitude reflexiva e inovadora, quebra do isolamento e valorização da interacção social.
Desportiva - Inclui duas vertentes, a desportiva e a recreativa que procuram desenvolver e manter uma saúde mental estável, aumentar a aprendizagem criativa, gratificante e facilitadora do desenvolvimento de aspectos cognitivos, promover uma integração na vida comunitária, combater a inactividade e marginalização do idoso e promover o convívio.
Médica - Vertente da saúde e condição física que inclui a motricidade. Esta vertente tem como objectivos desenvolver a amplitude articular, melhorar a capacidade cardiorespiratória e a força muscular, promover a velocidade de reacção a um estímulo através do treino da capacidade reflexa, promover o ritmo corporal e o tónus postural, desenvolver a capacidade de equilíbrio e melhorar a composição corporal.
O que é o "envelhecimento activo"?
"É o processo de optimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. Permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que essas pessoas participem da sociedade de acordo com as suas necessidades, desejos e capacidades; ao mesmo tempo, propicia protecção, segurança e cuidados adequados, quando necessários.
A palavra "activo" refere-se à participação continua nas questões sociais, económicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente activo ou de fazer parte da força do trabalho.
O termo "saúde" refere-se ao bem-estar físico, mental e social, como defenido pela Organização Mundial de Saúde. Por isso, num projecto de envelhecimento activo as politicas e programas que promovam a saúde mental e as relações sociais são tão importantes como as que melhoram as condições fisicas de saúde.
A qualidade de vida que as pessoas terão quando avós dependem não só dos riscos e oportunidades que experimentaram durante a vida, mas tambem de maneira como as gerações posteriores irão oferecer ajuda e apoio mútuos, quando necessário".
Fonte: WHO (2002), Active Aging. A policy framework, Organização Mundial De Saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário